Direito de Família na Mídia
Família Acolhedora já tem cinco cadastrados em Santarém
20/03/2015 Fonte: G1O “Família Acolhedora” em Santarém, oeste do Pará já conta com cinco famílias cadastradas. De acordo com a coordenação do programa no município, a meta até junho deste ano é alcançar 10 cadastros.
A iniciativa do governo federal foi implantada em Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Os cadastros começaram a ser feitos em outubro de 2014.
O objetivo do programa é estimular famílias a acolher crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados e estão afastados da família de origem. A intenção é garantir para esses jovens uma alternativa de acolhimento temporário. “É uma medida protetiva que está prevista no ECA e ela junto com o abrigo, o acolhimento institucional vem a favor de crianças que estão sem situação de risco e que por um motivo ou outro precisam ser desvinculadas temporariamente de sua família de origem e tem a família acolhedora como medida prioritária, porque a criança que sai de sua família e vai para um abrigo sofre uma vitimização”, explica a juíza Josineide Gadelha. Leia mais.